Clareamento de dentes: Saiba tudo sobre esse tratamento!
Por que os dentes vão amarelando ao longo dos anos? Isso ocorre por inúmeras razões tais como aspectos genéticos, traumas, alimentação e a idade.
Ou seja, são vários fatores que fazem com que os dentes amarelem ou escureçam, causando incômodo em algumas pessoas, que não se sentem mais à vontade para sorrir.
Porém, por meio do clareamento dental você consegue conferir aos dentes uma aparência mais branca e brilhantes, trazendo sua autoestima de volta e o por do sorriso! E esse tratamento estético é excelente, pois os resultados pode sem visto apenas em algumas sessões, sendo muito rápido.
Assim, você já pode voltar a sorrir com segurança! Mas para sanar todas as suas dúvidas sobre o tema, ao longo desse post vamos explicar tudo o que você precisa conhecer sobre esse tratamento.
Boa Leitura!
Como é o tratamento de clareamento de dentes?
Em suma, ele tem como principal foco eliminar os pigmentos que deixam os dentes escurecidos e amarelados. Mas da onde eles vêm?
Como dissemos acima, existem vários fatores, mas em sua grande maioria, esses pigmentos são resultantes principalmente da alimentação compostas por alguns tipos de alimentos.
Sabemos que existem alguns alimentos que fazem com que seus dentes fiquem amarelos, como o café preto, o molho de tomate, molho curry, chás, molho de soja, mirtilo, beterraba e vinho tinto.
Portanto, esses alimentos devem ser evitados e não consumidos em excesso, pois ao longo dos anos ocorre um acúmulo de comida que penetram o esmalte dentário até chegar na dentina, que é o local onde eles ficam depositados. Ah, usar canudo para algumas bebidas pode ajudar!
Agora, para saber como é realizado o clareamento, é necessário entender que ele se trata de uma reação química, o gel clareador é a base de peróxido de hidrogênio ou carbamina aplicado no dente e consegue quebrar moléculas desse pigmento.
No momento em que o produto entra em contato com o dente, ele tem sua absorção e quebra as moléculas de cor da dentina. E esse processo tem como resultado o tão sonhado clareamento dos dentes.
Quem pode realizar o tratamento de clareamento de dentes?
Esse tratamento traz pouquíssimas contraindicações, e geralmente todas as pessoas com boa saúde bucal estão aptas e preparadas para receber o processo de clareamento.
Esse tratamento só não tem indicação em caso de dente quebrado, gasto ou com exposição da dentina, além de pessoas com hipersensibilidade dental, gestantes e lactantes, bem como pessoas com doenças que afetam o desenvolvimento dentário.
Tirando isso, todas as pessoas podem fazer o tratamento! De qualquer forma, é melhor esperar ter de 16 anos para cima, para que a dentição permanente já esteja completa.
Mas fique atento! Para a obtenção de resultados seguros e satisfatórios, você deve primeiro passar por uma avaliação profissional criteriosa, para uma indicação adequada desse tratamento e para entender os riscos e restrições.
Além disso, pacientes com cárie ou tártaro podem sim fazer o clareamento, no entanto, o dentista precisa realizar o tratamento desses problemas antes do procedimento estético.
Vale ressaltar que o clareamento não funciona para modificar a coloração em restaurações de resina.
Quais são os benefícios do clareamento?
Os benefícios do clareamento dental são muitos, como a rapidez e agilidade no procedimento, sendo esse um dos pontos mais positivos do tratamento todo. Para se ter uma noção, o seu sorriso ficará impecável em no máximo 3 sessões.
A alta durabilidade é também um excelente fator na hora da escolha para esse tratamento, já que ele dura de 1 a 3 anos.
E o melhor benefício de todos é a melhora na autoestima, com um sorriso muito mais bonito e confiante.
Como é a sensibilidade após o clareamento de dentes?
Em síntese, essa é uma preocupação muito recorrente, mas o que acontece é que esse tratamento age diretamente na dentina.
Essa região é formada por milhões de canalículos que se ligam ao nervo do dente.
Portanto, essas estruturas ficam sensibilizadas e se contraem durante o tratamento, que são os choques no dente.
O clareamento quebra as moléculas de cor da dentina, e por conta disso existe um aumento da sensibilidade durante o tratamento, causando assim uma sensibilidade temporária.
E quanto aos cuidados pós clareamento de dentes?
Nesse sentido, até pouco tempo atrás a recomendação era para que os pacientes evitassem a ingestão de alimentos que pigmentam o dente como o café, refrigerantes à base de cola, vinho, etc. Outro hábito que deve ser deixado de lado é o de fumar!
No entanto, essas manchas superficiais com a aplicação de jato de bicarbonato saem facilmente.
O importante é realizar a higienização bucal completa, sem se esquecer de passar corretamente o fio dental.
Outro aliado para prolongar o sorriso branco é apostar em alimentos que ajudam a reduzir as bactérias na boca e manter os dentes limpos. Nós recomendamos o consumo de alimentos como: peras, maçãs, aipo, cenoura, couve-flor e pepino. Eles são ótimos para a higiene bucal!
Conheça mais dos nossos tratamentos clicando aqui!
Sua Odontologia
Entre em contato ou agende uma consulta pelo nosso WhatsApp http://bit.ly/suaodontosp
Clínica odontológica com localização acessível, profissionais especializados e atendimento personalizado, assim tornando a sua saúde um investimento para seu bem-estar e saúde.
Cuidar dos dentes é pouco para nós, realizamos sonhos!